Início > Eu recomendo, Resenhando > Eles salvaram nossa segunda-feira

Eles salvaram nossa segunda-feira


Segunda-feira sempre teve uma péssima fama. É o dia em que acaba a moleza do final de semana, além de representar o início da nossa labuta diária. Mas o programa CQC (Custe o que custar), que passa na Bandeirantes, ás 22h 15 pode ajudar a diminuir esse preconceito.

Motivos para isso não faltam. Além de ser criativo e irreverente, muitas vezes ácido, o programa tem um tipo de humor muito peculiar e diferente do que se faz atualmente na televisão brasileira. Quando foi lançado, muitos o compararam com o pânico, mas são universos e objetivos completamente diferentes. O Pânico é um humor moleque, lembrando muitas vezes adolescentes sacanas querendo tirar um sarro com os adultos chatos. É essencialmente anárquico. Já o CQC tem a pretensão de ser um resumo jornalístico do que aconteceu durante a semana. Com um viés humorístico, é claro.

Seria, então, um Casseta & Planeta? Nem de longe. Até porque, aqui entre nós, o programa global está numa baita má fase. Seu humor irreverente e escrachado foi pasteurizado. Fico inconformado quando vejo os caras do Casseta, que são talentosos, isso é claro, fazendo piada com a novela das oito. E isso vem antes da morte do Bussunda. Voltando ao nosso assunto, existe uma diferença essencial entre o programa global e a atração da Bandeirantes. O primeiro é um programa que pega a realidade e faz ficção; o segundo registra a realidade e apresenta aos telespectadores apartir do seu ponto de vista. Dificílmente um programa com essas características vingaria na grade global.

Talvez, o melhor paralelo seria com o repórter Ernesto Varela, personagem criado e interpretado por Marcelo Tas que, coincidência ou não, é o âncora do CQC. Criado em 1983, o personagem se notabilizou por fazer perguntas desconcertantes para políticos, artistas e demais personalidades. Aqui os leitores poderão conferir alguns momentos do personagem.

E é justamente esse o ponto forte do programa. O elenco, vindo na sua maioria do stand-up comedy, têm uma presença de espírito e um raciocínio rápido surpreendentes. A maioria era desconhecida do grande público e foram descobertos através dos vídeos de suas apresentações que foram disponibilizados no youtube. O destaque, na minha opinião, é Danilo Gentili que, nos primeiros programas, “interpretou” um repórter inexperiente para testar os nervos das celebridades.

Abaixo, segue o vídeo de Gentili entrevistando o Padre Marcelo Rossi. Não deixe de conferir os outros. Basta colocar “repórter inexperiente” na ferramenta de busca do Youtube. Aliás, quem perdeu os primeiros programas tem a possibilidade de ver os anteriores no mesmo endereço. Você entenderá o porquê que as segundas-feiras deixaram de ser um martírio para ser o paraíso do humor na televisão brasileira.

Anúncios
  1. 26/07/2008 às 3:01 pm

    Bom, só pela recomendação do fradim e pelo post muito bem escrito eu vou reservar a segunda à noite pra ver o programa… adeus caceta e planeta!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: