Início > Eu recomendo, Notas curtas, Observando a imprensa > Uma nota fúnebre melancólica…

Uma nota fúnebre melancólica…


O ano de 2008 está sendo bem complicado para o jornalismo Brasileiro. Em Março, morreu Sérgio de Souza, que trabalhou na revista Realidade e era o editor da Caros Amigos, uma das minhas revistas prediletas. Ontem, morreu Fausto Wolff, outro grande jornalista Brasileiro que, assim como o Sérgio, manteve durante toda sua vida uma postura íntegra, coerente com os seus ideais, o que, infelizmente, é um artigo em extinção na imprensa tupiniquim.

Se a morte deles já é motivo de tristeza, ler os necrólogios da grande imprensa é motivo de vergonha. A maioria dos jornais que eu pude ler tratou o assunto como nota de rodapé. E aí vem a comparação inevitável. Semana passada, morreu o Banqueiro Olavo Setubal, dono do Itaú. Todos os jornais e revistas gastaram páginas e mais páginas chorando a morte do dito cujo. A Folha, então, exagerou: dedicou uma página inteira e ainda um editorial. Acho que nem o sitio do Itaú na internet fez um obituário tão choramingas. Não acho que o Fausto Wolff esperasse algo muito diferente, mas, mesmo assim, é triste perceber o quanto a nossa imprensa é medíocre e está ficando cada dia mais.

…e uma sugestão de leitura com alguma esperança.

Mas existe luz no fim do túnel. Uma delas é a Caros Amigos, que o Sérgio de Souza deixou como legado. A edição desse mês, por exemplo, está imperdível. A reportagem de capa fala sobre a tortura nos tempos da Ditadura Militar e, também, sobre o delicado tema da anístia, um assunto, via de regra, muito mal tratado por sempre descambar na falácia do revanchismo.

São essas coisas que renovam a esperança que, apesar das perdas recentes, o jornalismo brasileiro tem esperança!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: