Início > Notas curtas, Política e/ou politicagem > Notas sobre as eleições com alguma vergonha alheia

Notas sobre as eleições com alguma vergonha alheia


Depois de um longo e tenebroso inverno, o Idéias e etc retoma os trabalhos. No menu, considerações sobre as eleições de domingo passado e duas dicas de blog.

Reflexões eleitorais (sem futurologia…)

Depois das eleições, a imprensa sempre faz aqueles balanços clássicos sobre quais partidos ficaram com mais prefeituras; quem ganhou e quem perdeu, e, claro, começa os chutes para as eleições de 2010. Sim, chutes. Querer imaginar qualquer prognóstico em 2008, para o que acontecerá politicamente daqui a dois anos é isso, um exercício maluco de futurologia. Seria melhor se os institutos de pesquisa calibrassem sua mira. Erraram feio. Aqui em São Paulo, sempre disseram que a Marta estaria na frente do Kassab, mas a bisnaguinha seven boys-apelido que o prefeito ganhou do Supla-, acabou um pouquinho na frente. Quase um empate técnico. No Rio, nenhum instituto apostava no Gabeira que, suprema heresia!, passou o bispo! Mas o resultado que me deixou mais feliz foi em Salvador. Lá, o neto do ACM, que todos os institutos diziam estar praticamente em primeiro lugar, só esperando o seu concorrente para o segundo turno, ficou em…   …terceiro! Eu se trabalhasse nesses institutos estaria com muita vergonha alheia hoje.

Falando em vergonha alheia…

Impossível não ter esse sentimento ao analisar os eleitos para a Câmara de vereadores. Vejamos: o vereador mais votado, Gabriel Chalita, além de ser um péssimo escritor, foi denunciado recentemente pela Folha por irregularidades na época em que era secretario da educação do Alckmin. Esse sujeito recebeu exatos 101. 990 votos. E, ainda segundo a Folha, ele nem bem começou a trabalhar na nova função e já vislumbra a possibilidade de assumir um cargo no executivo. E não é só ele. Netinho de Paula, aquele pagodeiro, depois apresentador, e que não conseguia fazer direito nem uma coisa nem outra, foi eleito para a Câmara com 84.307 votos e, tal e qual Chalita, já sonha em se eleger senador… Se fosse só eles o problema, estaria ótimo. A lista de vereadores contém nomes como Aguinaldo Timóteo, Wadih Mutran entre outras aberrações… Melhor ir para a próxima nota antes que eu tenha uma crise fulminante de vergonha alheia!

Só para não passar batido…

Outros que causam vergonha alheia em qualquer pessoa decente e bem informada foram os 376.734 eleitores do Maluf, 5% do total. Ok, ok, o cidadão já teve votações mais expressivas, mas não custa lembrar que ele foi o deputado mais votado na eleição passada…

Balaio do Kotscho

Esse é o nome do blog de um dos mais importantes repórteres brasileiros na ativa: Ricardo Kotscho É imperdível. O endereço é focado nas histórias e nas opiniões do jornalista, sempre formuladas sem o panfletarismo que aparece em outros blogs. Recomendo.

A volta do Blog do Mino

Outro grande jornalista também voltou a blogar. É Mino Carta, que já teve um blog no IG, mas encerrou as operações em solidariedade ao Paulo Henrique Amorim, quando este foi expulso do portal. Começou agora, porém posso adiantar sem susto que será ótimo.

Anúncios
  1. Eduardo
    10/10/2008 às 3:23 am

    Futurologia: Marcelo serás um grande jornalista… XD

  2. 08/10/2008 às 9:55 pm

    Olha só!
    Um prazer comentar aqui. Um grande futuro jornalista, crítico, correto e arrojado!
    Agora não tem jeito. Está entre os meus favoritos e não sairá mais de lá. Perseguirei você por aqui… uahahauh
    Parabéns!
    Beijãos da Rakky

  3. 07/10/2008 às 4:24 pm

    Meeu Deeus, eu já estoou enterrado de veergonha! Ver o Dineei a câmara é demais para meeus olhoos. Eita povoo ignoraante! :S

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: