Início > Eu recomendo, Resenhando > Incrível! Descobrimos vida inteligente nos reality shows!

Incrível! Descobrimos vida inteligente nos reality shows!


Sim, existe vida inteligente nos reality shows. Não, ela não está no Big Brother Brasil e no seu elenco de gostosas descerebradas e saradões desmiolados. Quem consegue ficar três meses ausente da sociedade, sem ninguém sentir falta, não pode ter muito cérebro. Também não consigo ver muita astúcia em programas do gênero que realizam sonhos; seja o de ser cantor ou de trabalhar para um chefe mal encarado. Ao meu ver, a vida inteligente está no programa Troca de família, apresentado pela Record, as terças e quintas-feiras ás 23 horas e 15 minutos.

O programa, licensiado da americana Fox, funciona assim: em cada episódio, participam duas famílias que não se conhecem e, não raro, moram em cidades diferentes. As respectivas mães vivem, durante uma semana, com a outra família. Mas o que poderia ser uma experiência banal se torna algo emocionante e divertido. Em primeiro lugar, por um detalhe que as participantes só descobrem quando já estão na outra casa: quem decide como será gasto o prêmio, que é de R$ 25. 000, 00 é a outra mãe, por meio de uma carta trocada quando as duas se conhecem, já na parte final do programa. Ou seja, não é muito conveniente tratar mal a hóspede… Essa regra me deixa com uma pulga atrás da orelha: como é possível controlar a forma como a família gastará o dinheiro do prêmio?

O problema é que os conflitos são inevitáveis. Cada família tem os seus códigos, suas regras e os seus modus operandi e esse choque entre estilos de vida distintos é que faz a graça do Troca de família. A produção do programa faz a sua parte escolhendo famílias com perfis opostos. Um exemplo é o programa exibido na semana passada: de um lado, uma família comportada, pai e mãe professores de Educação física, filhos extremamente bem educados e discretos. Todos na casa detestam cigarro e procuram levar a vida com saúde. A outra família não poderia ser mais diferente. O alcoól e os cigarros são consumidos em abundância, do café da manhã ao jantar; as festas acontecem até altas horas; o sedentarismo e a alimentação calórica dão o tom. Os filhos adolescentes adoram uma boa farra.

Esse episódio, em particular, foi morno. As duas famílias evitaram um confronto mais direto, preferindo tentar viver em harmonia no lar de aluguel; com a exceção de alguns barracos, bem leves, se comparados com  os de episódios anteriores. Pode soar paradoxal, mas o programa só perde o seu interesse e a graça quando as coisas dão certo. Fica parecendo comercial de margarina, todo mundo feliz e sorridente. O divertido é ver o circo pegando fogo; as discussões, os filhos adolescentes e maridos chorando a falta que a mãe faz.

E a terceira temporada do programa promete ser bem divertida, como o leitor pode constatar assistindo ao trailer logo abaixo. E polêmica: antes da estréia, a Folha noticiou que uma das mães do programa se suícidou logo após o término das gravações. A Record já garantiu que exibirá o episódio

Em tempo: aproveitando que eu teci loas para a Record nas linhas acima, encerro fazendo uma crítica para equilibrar. A emissora do Bispo tinha um excelente portal de vídeos chamado “Mundo Record”, em que disponibilizava grande parte da sua programação, de graça e com grande qualidade de som e imagem. Semana passada, o site simplesmente sumiu sem nenhuma explicação. É uma pena. Era possível acompanhar o bom jornalismo praticado pela Record, em especial pela Record News que também tinha um portal semelhante. E que também sumiu. Para uma emissora que sonha em desbancar a Globo, não disponibilizar sua programação na internet parece um grande retrocesso.

Será que a crise bateu na porta do Edir Macedo?

Clicando aqui o leitor vai para o site oficical do programa e apertando o play abaixo tem uma amostra do que o aguarda na terceira temporada

Anúncios
  1. Vinícius Mendes
    01/02/2009 às 3:36 am

    Minha mãe ama esse programa!
    ainda não deu pra eu assistir, sempre estou ocupado !

    Mas agora que meu amigo Marcelo deu a dica irei tentar ver 🙂

  2. 29/01/2009 às 12:21 pm

    É. O Troca de Famílias é legal.
    Eu acompanhei a segunda temporada, ou a primeira, não lembro.

    O troço de a mãe ‘oposta’ decidir o que a outra família vai fazer com o dinheiro É MUITO LEGAL!!! =)

    Parabéns pelo post Marcelo!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: