Seleta de links


Errata do dia 10/02/2009: Duas correções na nota sobre o blog do Tomás Chiaverini: grafei o seu nome errado, com um “h” a mais e chamei o seu livro “cama de cimento” de “casa de cimento”. O próprio Tomás, nos comentários, notou essas pequenas lambanças. Correções feitas.

Durante as férias, um dos meus passatempos preferidos foi percorrer a blogosfera em busca de endereços interessantes. Posso adiantar que o resultado dessa pesquisa foi muito positivo. Dois desses achados serão apresentados logo abaixo. Esses blogs ainda não entraram no radar do grande público, mas valem ser visitados sempre que possível. O terceiro blog pertence ao jornal Folha de S. Paulo, mas, por ser segmentado, não está entre os campeões de audiência do site. Por fim, uma nota lamentando o encerramento de um blog e uma piadinha só para não perder o hábito.

Antes da estante – Blog do Tomás Chiaverini

O blog Antes da estante é um verdadeiro achado. O próprio nome já dá uma idéia do que aguarda o leitor. O jornalista Tomás Chiaverini conta os bastidores da elaboração de um livro-reportagem sobre as festas rave. Chiaverini transforma o seu blog num grande divã onde despeja suas agruras, inseguranças, alegrias, tristezas, e, para a alegria dos seus leitores, alguns casos saborosos ocorridos na apuração da reportagem. Nas férias, li o blog na íntegra e, se puder, recomendo que o leitor faça o mesmo. Mas se a preguiça e/ou a falta de tempo forem maiores, leia pelo menos os posts onde o autor conta sua experiência com o ecstasy. Sim, o jornalista experimentou a balinha para poder sentir na pele as sensações de um ravers, ou seja, um freqüentador de rave. O relato está aqui, aqui, aqui e aqui. Apesar de jovem, esse é o seu segundo livro, o primeiro é “Cama de cimento” sobre os moradores de rua. Como sou um sujeito muito sortudo, achei esse livro numa promoção. Quando eu ler, faço uma resenha aqui no Idéias e etc. Mas se seguir o padrão de qualidade do blog tem tudo para ser excelente.

Nota de rodapé – Blog do Thiago Domenici

Para quem não sabe, Thiago Domenici foi secretário de redação da revista Caros Amigos. Alguns meses depois da morte do fundador, Sérgio de Souza, Domenici foi demitido pelo telefone em circunstâncias muito estranhas. Segundo ele, os motivos foram algumas mudanças que ocorreram na revista sob a nova direção. Sua carta de despedida pode ser lida aqui. Para a revista, o motivo foi uma recusa de Domenici em entrevistar a ministra Dilma Roussef. De qualquer modo, o seu blog vale ser visitado de vez em quando pois o jornalista é muito bem informado em questões importantes como os direitos humanos. Thiago Domenici também é um dos responsáveis por um documentário sobre o caso Escola Base, disponibilizado na íntegra no youtube e que você pode assistir logo abaixo. É uma excelente ajuda-memória para quem é ou pretende ser jornalista…

O caso Escola Base 1º parte

O caso Escola Base 2º parte

Novo em Folha – Blog do programa de treinamento do jornal Folha de S. Paulo

Há vinte anos, a Folha de S. Paulo mantém um programa de treinamento intensivo em jornalismo diário. Através de um processo seletivo, o programa seleciona os participantes que terão uma série de palestras e atividades sobre a rotina de um grande jornal. O blog Novo em Folha, além de acompanhar a rotina dos participantes, discute muitas das questões do dia-a-dia do jornalista, através de casos apresentados pelos próprios leitores do blog, ou vividos pela equipe do jornal. Outro ponto forte são as dicas de cursos, livros  e links úteis na internet. Apesar de ser focado em jornalismo, nem é preciso dizer que o blog não traz uma perspectiva crítica do trabalho da imprensa Brasileira. Nem esse é o objetivo. De todo modo, o endereço merece fazer parte da visita constante daqueles que querem ser jornalistas.

O (novo) fim do Blog do Mino Carta

Em outubro de 2008, comemorei nesse blog o retorno de Mino Carta para a blogosfera. Nem bem o seu blog completou quatro meses  o jornalista resolveu encerrar os trabalhos novamente. Mas dessa vez ele deixará, também, de escrever os editoriais da revista Carta Capital. Os motivos foram esmiuçados no texto de despedida do seu blog, mas são dois em síntese: o primeiro foi um desalento com o governo Lula, que mereceu do jornalista e da sua revista, um grande apoio tanto na primeira quanto na segunda eleição. Apesar de grande amigo do presidente, Mino acha que o governo Lula acabou fazendo conciliação demais e política social de menos. O que, aqui entre nós, eu concordo em gênero, número e grau. O outro motivo está relacionado com a polêmica envolvendo Cesare Battisti. Mino Carta, que é Italiano de nascimento, é um fervoroso defensor da deportação do sujeito e desceu o cacete em Tarso Genro no seu blog. A reação dos leitores aumentou ainda mais o seu desalento. Esses fatores combinados fizeram com que, segundo suas próprias palavras, a sua crença no jornalismo falisse. Tenho para mim que essa é apenas uma fase. O próprio Mino anunciou que está escrevendo um livro sobre o Brasil. Quando terminar de escrevê-lo, o vírus do jornalismo, inoculado no seu sangue há tanto tempo, fará com que o velho e bom Mino Carta retorne ao batente.

Os jornalistas na visão do Barão de Itararé

Achei no blog Humor do Novaes uma máxima divertidíssima do Barão de Itararé sobre os meus coleguinhas. Para quem não sabe, Barão de Itararé é o nome artistíco de Aparício Torelly, um dos grandes humoristas brasileiros. Aqui você pode ler sua biografia. Vejam a máxima e me digam se não é perfeita…

baraoeosjornalistas

Anúncios
  1. Vê Barros
    16/02/2009 às 12:01 pm

    Marcelo, vc é terrível, hein!?!?!
    Também sou corinthiana viu!!!!! É por isso que nos damos tão bem. Temos muitas afinidades, e uma delas é torcer para o mesmo time. Só não citei mais a questão do time, porque não tive muito tempo para ser tão detalhista. Anda ei de complementar com as informações do timão!!!! Vc pelo jeito é São Paulino né??? Oh céus!!!! Espero estar enganda…rsrsrs

    Falando um pouco desses bolgs, alguns eu já curiei!! Realmente muito bom. Outros, como vc indicou, vou curiar!! 🙂

    Um beijo meu amigo. Saudades de vocês da facu!

    Se cuida!

  2. 10/02/2009 às 12:00 am

    Oi Marcelo,
    Obrigado por citar o Antes da Estente por aqui. Espero que goste do livro. Só te peço pra fazer duas correções. Meu nome é sem “H”, e o nome do meu primeiro livro é Cama de Cimento.
    Abração.

  3. Vinícius Mendes
    09/02/2009 às 2:53 am

    Marceelo!
    Muito bom os blogs que você recomeendou! Mesmo porquê sei que vindo de você pode esperar coisa booooa!

    Ah, o video da Escola de Base é bem útil, eu já tive a oportunidade de assistir! 🙂

    Abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: