Início > Artigos, Política e/ou politicagem > Carta aberta ao ministro Joaquim Barbosa

Carta aberta ao ministro Joaquim Barbosa


São Paulo, 23 de Abril de 2009

Excelentíssimo ministro Joaquim Barbosa,

Posso chamá-lo apenas de Joaquim e sem tantos formalismos? Muito obrigado. Resolvi escrever essa missiva virtual para comentar contigo o seu imbróglio de ontem com o Supremo Presidente Gilmar Mendes. Antes, deixe-me contar como eu assisti essa cena. Estava zapeando pelos canais quando pareceu que o meu controle remoto pifou e parou na TV Justiça. Foi quando você iniciou aquela descompostura genial no presidente do STF. Suas palavras merecem ser reproduzidas com todo o destaque:

Vossa excelência me respeite. Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim.Vossa Excelência não está na rua, não. Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso. Vossa Excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite, respeite!

Resolvi juntar todas as suas falas num único bloco e excluí o outro debatedor. O resultado dessa edição é um retrato, sem retoques, do presidente do STF. Com poucas palavras, você disse tudo Joaquim. Realmente, não me lembro de outro presidente da corte que tivesse uma atração tão grande pelos holofotes da mídia e, aqui entre nós, muitos jornalistas também o procuram feito abutres sedentos por carniça. Muita gente já notou isso, mas parecia que ninguém no Supremo estava atento a esse fenômeno.

Para mim, este é o lado fascinante nesse episódio. É perceber que você vai para as ruas e notou o quanto o judiciário brasileiro está desmoralizado. A cobertura da grande imprensa privilegiou apenas o bate-boca em si; sem aprofundar as questões que você levanta, sobre o comportamento do Gilmar Mendes e, principalmente, sobre a desmoralização do judiciário. Também dúvido muito que algum grande jornal Brasileiro se preocupe em checar se o presidente do STF tem capangas ou não…

E o que dizer dos seus colegas ministros, hein? Depois da sessão com o arranca rabo, eles se reuniram numa sala para discutir se dariam uma bronca pública em você. Acabaram apenas soltando uma nota apoiando o presidente do STF e “lamentando” o episódio. Eles ainda não perceberam que estão ajudando a carregar o caixão da justiça Brasileira. E, segundo informa o blog do Josias de Souza, citando como fonte algum dos seus colegas ministros, eles estão planejando te dar um gelo. Sabe criança quando briga com um amiguinho e fica de mal? É a mesma coisa.

Mas isso não é motivo para que você fique preocupado ou triste, Joaquim. Gente da melhor qualidade está do seu lado. Dois juristas já se manifestaram sobre o episódio e, apesar de acharem que você foi muito temperamental, concordam que o principal culpado é o Gilmar Mendes. Vale ler o artigo do Wálter Fanganiello Maierovitch e, também, a entrevista do Dalmo de Abreu Dallari onde este acusa o Supremo Presidente de usar práticas coronelistas na presidência do STF.

Encerro essa missiva agradecendo você pela sua coragem. Valeu mesmo, Joaquim! Lavou um pouco a alma ver alguém, da sua envergadura, não se curvar perante a truculência e o autoritarismo. Dá até um pouco de esperança no Brasil. Com a sua licença, disponibilizo aos leitores o vídeo com a cena antológica:

Sem mais,

Marcelo Martins

P.S.: Ah, já ia me esquecendo: dentro em breve, vocês vão julgar a questão do diploma para exercer o jornalismo. Ao meu ver, ele é de vital importância para a democracia. E o relator da causa é o próprio GM. Acho que vale a pena desafiá-lo mais uma vez. Não seria uma boa, hein, hein… hheeeeeeiiiiinnn???????

Anúncios
  1. 24/04/2009 às 10:58 am

    Clap clap clap,
    Onde fica o local para eu assina em baixo?

    abs

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: