Início > Inclassificáveis > Efeméride

Efeméride


É meio pedante ficar fazendo auto-comemoração, mas não resisto: hoje, o Idéias e etc completa 1 ano de vida. Foram, ao todo, 53 textos, incluindo este post, com quase o dobro de comentários, 104. Enquanto escrevo estas linhas, o contador de acesso registra 7.459 visitas. Posso garantir que sou responsável por boa parte desse número. Visito o blog todos os dias; sempre dou uma olhadinha nas estatísticas e nos comentários, de modo um tanto obsessivo, reconheço.

Mas não é apenas nesse detalhe que o blog mudou minha vida. Procuro assuntos para o blog em todos os lugares, 24 horas por dia. Quando leio uma notícia num jornal, sempre penso no seu potêncial para virar post. Porém, nem sempre consegui escrever sobre todos os assuntos que queria. Muitas vezes, perdi o timing da publicação e não existe nada pior que blog tratando de assunto velho: parece jornal de anteontem.

Não me queixo, porém. Muito pelo contrário. Escrever neste blog tem sido uma experiência fascinante. Embora o Idéias e etc não tenha sido o meu primeiro blog – já tive outros, qualquer dia escrevo sobre isso -, este é o espaço em que, finalmente, encontrei o meu jeito de fazer jornalismo. Claro, tenho muito o que aprender na profissão, muito o que amadurecer, mas este blog ajudou a forjar o meu estilo de trabalho. Só não sei se terei a mesma liberdade nos meios de comunicação tradicionais…

Não posso terminar esse texto sem um agradecimento especial aos leitores que me honram com suas visitas e com os seus comentários. Poderia até citar alguns deles, mas sempre existe o risco de esquecer alguém sem querer. Prefiro, então, essa lembrança generalizada mesmo. Vocês não tem idéia do estímulo que é, para mim, ler os seus comentários, a maioria deles, felizmente, elogiosos. É sinal que alguma coisa eu estou fazendo certo. Muito obrigado mesmo!

E vamos em frente!

  1. 20/08/2009 às 3:20 am

    Nice! Você deve ter noção de como minha e-life tá corrida agora, mas sempre que dá passo aqui. Aproveite a liberdade da web, e aprenda bastante com seu estágio, porque agora é só continuar seguindo em frente. Yeah!

  2. Vinícius Mendes
    31/07/2009 às 8:42 pm

    Marcelo!

    Nossa, um ano já? Parece que foi ontem que estávamos conversando nos corredores da faculdade sobre ‘abrirmos um blog’!

    Bom, eu sou um fã declarado seu né? Já falei! As análises, as ironias políticas, os textos explicativos, as poucas crônicas que li aqui e principalmente os que o Marcelão ‘desce o cacete’ são maravilhosos, estimulantes e aumentam cada vez mais o nosso intelecto.

    Parabéns Marcelo e o Idéias e Etc, pelo sucesso do blog e dedicação do autor

  3. Edu
    26/07/2009 às 4:56 pm

    Este blog não contribui apenas para você, meu amigo.
    Nós, leitores, aprendemos muito com seus textos, seja pelas fortes análises, seja pelas pesquisas, ou pela sua forma característica de escrever, que, por sinal, é digna de elogios.
    Que o “Ideias e etc” comemore muitos aniversários. É sempre um prazer fazer uma visita a este espaço de intelectualidade.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

