Uma causa nobre


Para mim, poucas causas merecem um abaixo assinado. Ela precisa ser urgente, fazer a diferença para a sociedade e, sobretudo, precisa ser nobre. Muito nobre.  Hoje, eu participei de um abaixo assinado. E a causa não poderia ser mais nobre: a abertura dos arquivos da ditadura militar.

Descobri sua existência através de um comercial que foi veículado antes dos trailers do cinema. O filme, estrelado por Fernanda Montenegro, é uma porrada! A atriz encarna Sonia de Moraes Engel que foi assassinada pelo regime de 64. Simples, direto, emocionante. E a grande dama do teatro brasileiro não cobrou nada para fazer essa peça publicitária. Outros atores também doaram o seu talento por essa causa: Glória Pires, José Mayer, Mauro Mendonça, Osmar Prado e Eliane Giardini. Cada um interpreta um desaparecido político que, ao fim de um breve histórico, pergunta olhando para a cara do espectador: essa tortura nunca vai acabar?

Ótima pergunta. Sim, porque parece que o governo federal empurrou com a barriga essa história até onde foi possível. E foi uma das grandes frustrações que tive com a atual administração. Sinceramente, não esperava grandes mudanças no terreno econômico, mas o presidente deveria ter culhões para iniciar esse processo. Lula seria um dos poucos com cacife popular, e moral, para isso. Mas preferiu não colocar a mão nessa cumbuca.

E já que estamos em ano eleitoral, eu adoraria ver a posição dos presidenciáveis sobre o tema. Tanto Serra como Dilma, em especial esta segunda, que teve uma posição destacada na luta contra o regime, deveriam responder claramente essa questão. Embora, para ser franco, não vejo muito sinal de mobilização do poder público.

É por isso que essa campanha, capitaneada pela OAB-RJ, é tão importante. Só a mobilização e a conscientização da sociedade pode gerar alguma mudança. Abaixo, você ficará com o comercial estrelado por Fernanda Montenegro que dispensa maiores apresentações. Clicando aqui você pode assistir aos outros filmes. Para participar desse abaixo assinado é muito fácil. Basta clicar no gif que está na coluna ao lado, dentro da caixinha “Causa nobre” que abrigará todas as campanhas que este blog julgar relevantes.

Novo layout

Ah, sim, você leitor habitual deve ter reparado que o Idéias e etc está de cara nova. Gostei muito deste template e resolvi experimentá-lo. Embora seja impossível mexer no cabeçalho, ele me pareceu muito moderno e simples, o que me pareceu um ótimo custo/benefício. Mas como esse blogueiro é democrático, gostaria de ouvir o que você, simpático freguês, achou do novo visual. A caixa de comentários é serventia da casa.

Anúncios
  1. Vinícius Mendes
    10/06/2010 às 5:52 pm

    Eita Fradim, até que enfim voltou a escrever neste blog. Enquanto o senhor estava ausente, eu mudei de emprego, fiz mais algumas de minhas viagens longas e vivi algumas outras crônicas por aí. Acho que a única coisa que permanece intacta é o sentimento por uma tal Isabela, mas está bem menor isso também…

    Gostei do novo visual. Tava na hora de tirar aquele azul-quarto-de-criança daqui, né?

    Quero ver mais textos por aqui!
    Abraço!

  2. Rakky
    03/06/2010 às 10:47 pm

    Sim, adorei o novo template e adorei o novo post! A abertura desses arquivos vai dar paz a muita gente e responder a muitas perguntas que com certeza atormentam a vida das pessoas…

  3. Eduardo
    01/06/2010 às 6:07 pm

    Carta ao ombudsman, editor-chefe, gatekeeper, repórter, estagiário, porteiro do Ideias e etc, Marcelo Martins:

    Primeiramente, muito legal o novo layout. Deu mais vida a esse blog.

    Um pedido:
    Segundo dados do Instituto Datafoda-se, 99% do público deste meio de comunicação aguarda ansiosamente pelo texto sobre suas viagens do lado de lá do Atlântico.
    Sem mais.

  4. Samara
    30/05/2010 às 7:08 pm

    ah e num gostei do novo layout não
    bjunummeliga! =P

  5. Samara
    30/05/2010 às 7:04 pm

    Pois é Fradim, será que essa tortura nunca vai acabar? Quantos políticos e militares vivos estão envolvidos nesses atos sem qualificação?
    eu assinei!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: